$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: OSCILADOR ELETRÔNICO DE ALTA SENSIBILIDADE CONTROLADO POR CAMPO MAGNÉTICO
Autor: MATEUS RIBEIRO DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EDUARDO COSTA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28437
Catalogação:  16/12/2016 Liberação: 16/12/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28437&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28437&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28437

Resumo:
Este projeto objetiva o desenvolvimento de um oscilador eletrônico de alta sensibilidade, cuja frequência de oscilação é dependente do campo magnético. O circuito proposto baseia-se na topologia de osciladores de Colpitts, substituindo o elemento indutivo da configuração original por uma amostra GMI (Magnetoimpedância Gigante). Tais amostras, em certas condições, podem ser eletricamente modeladas por indutâncias, cujos valores variam em função do campo magnético. A frequência de oscilação de um oscilador de Colpitts é dependente da indutância utilizada no circuito. Consequentemente, ao se utilizar elementos sensores GMI, tem-se que esta frequência irá variar em função do campo magnético. Dessa forma, consegue-se implementar um transdutor de campo magnético em frequência, sendo possível inferir o campo magnético por meio da medição da frequência de oscilação. Por sua vez, tem-se que quanto maior for a variação da frequência de oscilação em função de variações no campo magnético, maior será a sensibilidade do transdutor. Pretende-se utilizar o circuito aqui projetado em medições de campos magnéticos ultra-fracos em possíveis aplicações biomédicas. O circuito eletrônico projetado é apresentado e discutido ao longo do texto. Os valores especificados para cada componente, tanto no projeto teórico quanto na montagem experimental, são explicitados e discutidos. O projeto teórico desenvolvido foi comparado com o protótipo montado e as discrepâncias apresentadas foram avaliadas. Foi desenvolvido um sistema de caracterização do circuito com o propósito de otimizar seu desempenho, objetivando a maximização de sua sensibilidade e linearidade, buscando a minimização de distorções harmônicas na forma de onda senoidal gerada pelo oscilador.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui