INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS: A INFLUÊNCIA DOS SOFTWARES DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS NAS ROTINAS ORGANIZACIONAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MAURICIO SANTOS MANZUETO

Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 28434
Catalogação:  16/12/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28434@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28434@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28434

Resumo:
Com o surgimento da gestão por processos, muitas empresas têm alterado suas rotinas organizacionais para seguirem um modelo de negócio gerenciado por processos e indicadores de desempenho que possam ser automatizados, aumentando, assim, a agilidade e o controle de atividades e reduzindo custos. Nesse contexto, softwares com o objetivo de automatizar processos, tais como ERPs surgiram para suportar esse tipo de modelo, facilitando a execução e o controle dos processos de negócio das empresas. Este trabalho utilizou o método qualitativo para avaliar, como empresas têm utilizado softwares de automação de processos e os impactos desse uso para as rotinas organizacionais. Para esse fim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 14 usuários de softwares de automação no Rio de Janeiro, no período de 05 de outubro a 20 de dezembro de 2015. A análise da transcrição das entrevistas resultou na identificação de 7 categorias (avaliação do tipo de solução, motivação para adoção, integração da tecnologia, efetivação na prática, facilitação para implantação, impacto nas rotinas organizacionais e integralização da automação) e que serviram de base para a análise de conteúdo. Como conclusão, esta pesquisa sugere, com base na percepção dos entrevistados, que a implantação de softwares de automação pode trazer benefícios às rotinas organizacionais, tais como agilidade de processos e integração sistêmica. Além disso, existem oportunidades de melhoria em temas como workflow e interdependência de processos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui