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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RELAÇÕES PORTO - CIDADE: REALIDADE E PERSPECTIVAS NO BRASIL Autor: PABLO HUBER BRANCO MENDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CELSO ROMANEL - ORIENTADOR
MARCOS AURÉLIO VASCONCELOS DE FREITAS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28149
Catalogação: 25/11/2016 Liberação: 16/12/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28149&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28149&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28149
Resumo:
Título: RELAÇÕES PORTO - CIDADE: REALIDADE E PERSPECTIVAS NO BRASIL Autor: PABLO HUBER BRANCO MENDES
MARCOS AURÉLIO VASCONCELOS DE FREITAS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28149
Catalogação: 25/11/2016 Liberação: 16/12/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28149&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28149&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28149
Resumo:
A relação porto-cidade é temática interessante de estudo para um melhor conhecimento da dinâmica do capital e do uso do solo nas cidades portuárias. Os estudos destas relações apontam para um paradoxo existente nas áreas portuárias, que acaba criando uma relação de grande potencial de desenvolvimento associado a uma espiral de obsolescência. Este trabalho passa por diversas etapas que permitiram um melhor entendimento do que são cidades globais e de como cidades portuárias atingem este status, na medida em que o desenvolvimento da navegação interoceânica foi determinante para que estas cidades se tornassem centros de cultura cosmopolita e globalizada. Esta pesquisa pretende discutir esta contradição com base na definição de como se estabelece a relação porto-cidade no Brasil e no exterior e na identificação das forças socioeconômicas, socioambientais e históricas que regem o surgimento, o crescimento e a manutenção das cidades portuárias modernas. Após revisão bibliográfica e a apresentação de casos práticos, foi constatado que os portos brasileiros se encontram ainda em moldes da operação portuária das décadas de 1960 a 1980 que, sem uma intervenção direta, continuarão a distanciar o caráter do porto da sua função urbana nas frentes históricas de litoral. O trabalho propõe a retomada de uma relação porto-cidade mais sustentável com base no estabelecimento de projetos em moldes participativos, em análises e avaliações ambientais mais amplas, incluindo as interfaces porto/ambiente, e na definição de seus escopos baseados nos conceitos de Paisagem Urbana Histórica, de Planejamento Urbano Sustentável e de Resiliência Urbana.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |