INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO POMPEIA SANTO AGOSTINHO: HISTÓRIA E SIGNIFICADOS NA PERSPECTIVA DOS PRECURSORES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JULIO MENDES DE ASSIS

Colaborador(es):  ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador
Número do Conteúdo: 28057
Catalogação:  21/11/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28057@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28057@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28057

Resumo:
O objetivo deste trabalho é fazer a constituição histórica do Curso Pré-Vestibular Comunitário Pompeia Santo Agostinho - CPVCPSA na perspectiva dos precursores. Parte-se do pressuposto que os implementadores do projeto tiveram como influências ou referências movimentos sociais de educação popular, que precederam o CPVCPSA, como o Pré-Vestibular para Negros e Carentes – PVNC, que tem similaridade com o pré-vestibular em questão. No entanto, assim como o PVNC, o CPVCPSA também tem como base a Igreja Católica e, no caso do CPVCPSA, este funciona - até os dias de hoje - na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, situada no bairro de Ricardo de Albuquerque, subúrbio do Rio de Janeiro. Para alcançar o objetivo proposto por esse estudo - e com base na pesquisa de campo - optou-se pela metodologia descritiva e de natureza qualitativa. Para coleta de dados, optou-se pela aplicação de um questionário semiestruturado junto aos precursores, isto é, cinco professores voluntários que ingressaram no pré, no período de 2001 a 2005, pelo fato de considerarmos esse período como de consolidação do pré. Posterior à coleta de dados, foi feita a análise das entrevistas e - concomitante à revisão bibliográfica - observamos as motivações que os precursores tiveram para regressar como professor voluntário neste pré-vestibular comunitário, após terem sido alunos do pré. Ao final do estudo, constatou-se que as motivações dos precursores têm como base o sentido de pertencimento à comunidade local, os laços afetivos que foram construídos e o desejo de contribuir para dar continuidade às atividades do CPVCPSA. Concluiu-se também que o significado dessa experiência perpassou a questão da cidadania participativa dos sujeitos, já que os entrevistados da pesquisa, a partir da inserção no Pré-Vestibular, se tornaram agentes multiplicadores e personalidades emblemáticas. As entrevistas evidenciaram que os precursores traziam trajetórias de sucesso e que o compromisso com a transformação da realidade dos alunos gerou principalmente rebatimentos positivos no próprio pré-vestibular comunitário, na família, na comunidade e no bairro de um modo geral.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui