INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A LEI 10.639/03 NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM NOVA IGUAÇU/RJ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANGELA SILVA DE SOUSA

Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - Orientador
Catalogação:  19/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27700@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27700@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27700

Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo compreender como se dão as práticas pedagógicas baseadas na implementação da Lei 10.639/03 em uma escola pública do município de Nova Iguaçu. O referencial teórico que embasou as discussões foram os estudos sobre relações étnico raciais, educação escolar e cultura(s), focando na Educação Intercultural. Baseia-se em um estudo de caso de caráter qualitativo. As estratégias metodológicas utilizadas foram: análise de documentos (Projeto Político Pedagógico da escola e textos legais que dão suporte a Lei 10.639/03), observações de atividades pedagógicas no período de cinco meses (março a julho) no ano de 2015 e entrevistas semi-estruturadas com 10 membros da equipe pedagógica, sendo 7 professoras e 3 gestoras. A partir da análise de dados percebemos que a implementação da Lei 10.639/03 apresenta limites e possibilidades. Livros de literatura infanto-juvenil permeados pela temática africana e afro-brasileira, sobretudo quando apresentam personagens negros evidenciam caminhos para se trabalhar a temática étnico-racial na escola, especialmente no que concerne à construção da identidade racial dos/das alunos/as. Os recursos materiais, a religiosidade e a formação/concepção de professores/as são questões levantadas enquanto limites, embora apresentem saídas à configuração de novos processos pedagógicos, novas maneiras de se pensar a prática . Em suma, a escola pesquisada inclui no seu dia-a-dia atividades e conteúdos sobre a temática contida no corpo da Lei 10.639/03 e suas diretrizes curriculares. Apresenta em seu Projeto Político Pedagógico a temática racial, embora não como um tema central. Apesar de as práticas pedagógicas/culturais realizadas na escola privilegiarem a construção identitária das crianças, numa perspectiva de percepção de suas identidades, o que consideramos muito importantes, é possível perceber esforços e avanços no que se refere ao aprofundamento das relações com os demais grupos sociais, vislumbrando passos em direção ao que nomeamos de Educação Intercultural.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui