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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A LEI 10.639/03 NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM NOVA IGUAÇU/RJ Autor: ANGELA SILVA DE SOUSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27700
Catalogação: 19/10/2016 Liberação: 07/11/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27700@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27700@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27700
Resumo:
Título: A LEI 10.639/03 NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM NOVA IGUAÇU/RJ Autor: ANGELA SILVA DE SOUSA
Nº do Conteudo: 27700
Catalogação: 19/10/2016 Liberação: 07/11/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27700@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27700@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27700
Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo compreender como se dão as
práticas pedagógicas baseadas na implementação da Lei 10.639/03 em uma escola
pública do município de Nova Iguaçu. O referencial teórico que embasou as
discussões foram os estudos sobre relações étnico raciais, educação escolar e
cultura(s), focando na Educação Intercultural. Baseia-se em um estudo de caso de
caráter qualitativo. As estratégias metodológicas utilizadas foram: análise de
documentos (Projeto Político Pedagógico da escola e textos legais que dão suporte
a Lei 10.639/03), observações de atividades pedagógicas no período de cinco
meses (março a julho) no ano de 2015 e entrevistas semi-estruturadas com 10
membros da equipe pedagógica, sendo 7 professoras e 3 gestoras. A partir da
análise de dados percebemos que a implementação da Lei 10.639/03 apresenta
limites e possibilidades. Livros de literatura infanto-juvenil permeados pela
temática africana e afro-brasileira, sobretudo quando apresentam personagens
negros evidenciam caminhos para se trabalhar a temática étnico-racial na escola,
especialmente no que concerne à construção da identidade racial dos/das
alunos/as. Os recursos materiais, a religiosidade e a formação/concepção de
professores/as são questões levantadas enquanto limites, embora apresentem
saídas à configuração de novos processos pedagógicos, novas maneiras de se
pensar a prática . Em suma, a escola pesquisada inclui no seu dia-a-dia atividades
e conteúdos sobre a temática contida no corpo da Lei 10.639/03 e suas diretrizes
curriculares. Apresenta em seu Projeto Político Pedagógico a temática racial,
embora não como um tema central. Apesar de as práticas pedagógicas/culturais
realizadas na escola privilegiarem a construção identitária das crianças, numa
perspectiva de percepção de suas identidades, o que consideramos muito
importantes, é possível perceber esforços e avanços no que se refere ao
aprofundamento das relações com os demais grupos sociais, vislumbrando passos
em direção ao que nomeamos de Educação Intercultural.