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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO NUMÉRICA DA CAPACIDADE DE CARGA DE DUTOS CORROÍDOS Autor: JOABSON LIMA ALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
DEANE DE MESQUITA ROEHL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2761
Catalogação: 17/07/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2761&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2761&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2761
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: AVALIAÇÃO NUMÉRICA DA CAPACIDADE DE CARGA DE DUTOS CORROÍDOS Autor: JOABSON LIMA ALVES
Nº do Conteudo: 2761
Catalogação: 17/07/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2761&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2761&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2761
Resumo:
Dutos são sistemas amplamente utilizados para o transporte
de óleo e gás. Desta forma, é importante que o mesmo opere
com eficiência e segurança. Com o passar do tempo os dutos
podem sofrer danos que podem causar prejuízos à sua
integridade estrutural e, consequentemente, prejuízo
financeiro às indústrias que os operam. Uma das formas mais
comuns de danos presentes nos dutos é a corrosão. Esta pode
comprometer a sua capacidade de carga. Com isto, a
determinação da resistência remanescente de dutos corroídos
tornou-se objeto de estudo de vários pesquisadores em todo
o mundo. Métodos empíricos utilizados para esta
determinação foram desenvolvidos e estão disponíveis na
literatura, e muitos deles são aplicáveis apenas em dutos
submetidos à pressão interna. Entretanto estes métodos se
mostram, em geral, bastante conservadores nesta
determinação. Assim, métodos alternativos têm sido
desenvolvidos baseados no método dos elementos finitos.
Este trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade de
carga de dutos corroídos submetidos a carregamentos
combinados que tentam simular os que ocorrem no campo. Estes
carregamentos são: pressão interna, momento fletor e cargas
axiais. Carregamentos axiais são provenientes da variação
de temperatura e do efeito Poisson existente nas
extremidades dos dutos devido à pressão interna. Neste
trabalho realizou-se a modelagem de dutos submetidos à
carregamentos combinados, onde se tentou reproduzir ao
máximo as condições de ensaio. Tomou-se como base ensaios
experimentais e numéricos encontrados na literatura.
Aspectos globais sobre a modelagem são detalhados.
A modelagem dos exemplos aqui apresentados foi desenvolvida
no programa comercial ABAQUS Versão 6.1.
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