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Título: O LETRAMENTO FINANCEIRO E A MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GEIZI FERNANDES DE SOUZA

Colaborador(es):  RENATA MARTINS DA ROSA - Orientador
Número do Conteúdo: 27574
Catalogação:  05/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27574@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27574@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27574

Resumo:
O letramento financeiro do indivíduo é condição fundamental para seu planejamento financeiro e para a tomada de decisões financeiras conscientes. O conhecimento de Matemática Financeira é uma das plataformas necessárias ao letramento financeiro. Nesse sentido, consideramos que o ensino de Matemática Financeira deve ser iniciado o mais cedo possível, de forma contextualizada e adequada à faixa etária do educando. Neste trabalho apresentaremos propostas pedagógicas e metodológicas para o efetivo ensino de Matemática Financeira Básica no segundo segmento do Ensino Fundamental, baseadas em nossa experiência de trabalho nesta etapa, há mais de dez anos.

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