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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA QUESTÃO SOCIAL: JOVENS FORA DA ESCOLA E DO MUNDO DO TRABALHO NO UNIVERSO POPULAR Autor: FABIANA RIBEIRO BRITO TRINDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27445
Catalogação: 22/09/2016 Liberação: 13/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27445@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27445@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27445
Resumo:
Título: UMA QUESTÃO SOCIAL: JOVENS FORA DA ESCOLA E DO MUNDO DO TRABALHO NO UNIVERSO POPULAR Autor: FABIANA RIBEIRO BRITO TRINDADE
Nº do Conteudo: 27445
Catalogação: 22/09/2016 Liberação: 13/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27445@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27445@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27445
Resumo:
Em 2010, o Brasil possuía cerca de 5,3 milhões de jovens brasileiros, de 18 a 25 anos, que não estudavam, não trabalhavam e não procuravam emprego – quase 20 porcento do total jovens brasileiros que, a despeito da criação de vagas de empregos naquele ano e avanços nos níveis de escolaridade no país, estavam afastados, temporariamente ou não, das principais instituições de socialização do jovem: a escola e o trabalho. São os chamados jovens nem nem – tradução livre do termo ni ni, ni estudian ni trabajan, usado inicialmente em espanhol – que, ao longo dos anos, se mantém em um patamar expressivo no Brasil. Esta dissertação pretende refletir sobre os motivos que conduzem milhões de jovens à condição nem nem a partir de três eixos centrais: Família, Escola e Trabalho. O foco deste trabalho se concentra nos jovens pobres. A metodologia da pesquisa é qualitativa e se baseia nos relatos de 12 jovens de áreas precárias do Estado do Rio de Janeiro, em especial de favelas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |