XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE ROLE OF SOCIAL NETWORKS IN THE INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN SOFTWARE FIRMS Autor: SYLVIA THEREZINHA DE ALMEIDA MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 27382
Catalogação: 16/09/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27382@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27382@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27382
Resumo:
Título: THE ROLE OF SOCIAL NETWORKS IN THE INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN SOFTWARE FIRMS Autor: SYLVIA THEREZINHA DE ALMEIDA MORAES
Nº do Conteudo: 27382
Catalogação: 16/09/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27382@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27382@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27382
Resumo:
Departing from the international entrepreneurship theory, network theory,
and social capital theory, this study investigates how Brazilian software
companies benefit from the use of their networks and social capital in the
internationalization process. The goal was to identify the nuances and strategies
associated to the use of social networks by entrepreneurs over time, analyzing its
dynamics in the firms internationalization processes. To this end a longitudinal
study was carried out using eight cases of internationalized Brazilian companies
in the software industry, in order to investigate the foreign market entry process,
covering the period from each firm s inception until early 2016. In addition, 87
international initiatives were identified and analyzed. The study employed an
abductive approach, which presupposes a continuous interaction between theory
and empirical data. The data sources used were primary and secondary, including
personal interviews, transcriptions of previous interviews from a database,
publications, company documents, and information from company websites. Data
analysis aimed at evaluating the occurrence of patterns considering four
dimensions: company and entrepreneur characteristics; characteristics of
international initiatives by the firms; use of social capital and networks in the
internationalization processes; and the identification of benefits associated to the
use of networks in the internationalization processes. In addition, the study
explored patterns of the evolution of relationships. The analysis was based on
pattern-matching analysis and cross-case analysis. Results showed a variety of
different strategies employed by the firms studied. In general, it was not possible
to identify a single pattern, but several different patterns emerged. In addition,
there are some indicators of how relationships are built, and the benefits aimed by
firms when using social capital and networks. We conclude that the use of social
networks is a key factor for the advancement of Brazilian software companies in
international markets, supporting the findings of recent studies highlighting the
use of networks by entrepreneurs in emerging markets as the main instrument to
overcome the constraints inherent to size and country of origin.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |