INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: NEGOCIAÇÕES COM O ARMÁRIO: HOMOSSEXUALIDADES E ESTIGMA EM NARRATIVAS DE HISTÓRIA DE VIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEANDRO DA SILVA GOMES CRISTOVAO

Colaborador(es):  LILIANA CABRAL BASTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 27368
Catalogação:  15/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27368@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27368@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27368

Resumo:
A presente tese, circunscrita às tendências indisciplinares da pesquisa em Linguística Aplicada, interessa-se pela construção situada de discursos sobre homossexualidades e suas relações com a ideia de estigma. Para tanto, são analisadas sequências de entrevistas gravadas com três homens que semantizam a homossexualidade em narrativas de história de vida. Entendidas como organizações discursivas que produzem sentido sobre suas experiências de vida, essas narrativas possibilitam a observação atenta das negociações que se estabelecem com o dispositivo do armário, isto é, o agrupamento de discursos que falam sobre regimes de (in)visibilidade das performances de homossexualidade. Performance, nesta tese, é o construto teórico movido para entender as práticas identitárias que produzem as homossexualidades. Distanciando-se de perspectivas que essencializam e/ou naturalizam as identidades de sexualidade, o trabalho estabelece relações com os estudos de orientação queer para criar entendimentos sobre a significação da homossexualidade. A pesquisa afilia-se às tendências qualitativas e interpretativistas em Ciências Sociais para a geração e análise dos dados. A tarefa analítica recorre à área da Sociolinguística Interacional e aos estudos em Análise da Narrativa para debruçar-se sobre as entrevistas gravadas. Os construtos teórico-analíticos de narrativa, face e pistas de contextualização dão conta de uma observação que aponta para três diferentes camadas: a interação estabelecida entre pesquisador e participantes em situação de entrevista, a construção localizada de episódios narrativos que compõem a história de vida dos participantes e as estratégias de estabelecimento de coerência com discursos macrossociais. Perpassa o caminho analítico a ideia de que a homossexualidade é um estigma social a ser negociado no encontro. Diferentemente dos estudos clássicos sobre estigma que se debruçam sobre encontros mistos – aqueles travados entre normais e estigmatizados – no presente estudo, analisa-se a materialidade discursiva de encontros entre iguais, uma vez que pesquisador e participantes constroem-se como indivíduos homossexuais. Assumidamente um empreendimento de caráter político, a tese pretende oferecer contribuições à área dos estudos sociais sobre homossexualidades, apresentando, sob um olhar atento à interação e à construção conjunta de narrativas, a heterogeneidade das performances. Soma-se a isso, a intenção de potencializar vozes dissidentes no âmbito acadêmico. Nesse sentido, as negociações com o armário extrapolam os encontros para a geração dos dados e mantêm-se contínuas ao longo das páginas da tese.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui