XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: JOÃO DO RIO AND HIS CINEMATOGRAPHS: THE HYBRIDISM OF THE CHRONICLE IN THE NARRATIVE OF RIO DE JANEIRO S BELLE ÉPOQUE Autor: ALINE DA SILVA NOVAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RENATO CORDEIRO GOMES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 27358
Catalogação: 14/09/2016 Liberação: 03/10/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27358@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27358@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27358
Resumo:
Título: JOÃO DO RIO AND HIS CINEMATOGRAPHS: THE HYBRIDISM OF THE CHRONICLE IN THE NARRATIVE OF RIO DE JANEIRO S BELLE ÉPOQUE Autor: ALINE DA SILVA NOVAES
Nº do Conteudo: 27358
Catalogação: 14/09/2016 Liberação: 03/10/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27358@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27358@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27358
Resumo:
The thesis João do Rio and his cinematographs: the hybridism of the
chronicle in the narrative of Rio de Janeiro s belle époque draws on the study of
the possibilities of the chronicle, focusing its analysis on the Cinematographo
column, weekly published from August 11th, 1907 through December 19th, 1910
in Gazeta de Notícias, and on the homonymous book (1909), by Paulo Barreto
(João do Rio). A diagnosis of the texts issued in the periodical serves as a starting
point for the investigation of the hybridism of the aforementioned genre. Not only
does the author s chronicle attribute meaning to a period of intense
transformations and resignify the city which is expected to be modern, the
author s genre also takes on the feature of a historical record, cultural and political
review, and, eventually, allows itself to be contaminated by the cinema and
introduces the cinematographic chronicle. Thus, the column and the homonymous
book highlight distinctions. Although both texts look similar at first glance, the
occurrence of the chronicle-report genre is observed in Gazeta whereas the book
reveals a cinematography of words. Moreover, this cinematography makes it
evident that the book does not stand as a compilation of the texts published in the
column, as this research unveils. Besides analyzing the possibilities of the
chronicle and its representations in the former federal capital, this thesis examines
the organization of the volume Cinematographo and its correlations with the
chronicles published in the periodical, in light of the theory of Materiality.