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Título: CONTROLE DE SEMÁFOROS POR LÓGICA FUZZY E REDES NEURAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALEXANDRE ROBERTO RENTERIA

Colaborador(es):  RICARDO TANSCHEIT - Orientador
MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - Orientador
Número do Conteúdo: 2695
Catalogação:  17/06/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2695@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2695@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2695

Resumo:
Este trabalho apresenta a utilização de lógica fuzzy e de redes neurais no desenvolvimento de um controlador de semáforos - o FUNNCON. O trabalho realizado consiste em quatro etapas principais: estudo dos fundamentos de engenharia de tráfego; definição de uma metodologia para a avaliação de cruzamentos sinalizados; definição do modelo do controlador proposto; e implementação com dados reais em um estudo de caso.O estudo sobre os fundamentos de engenharia de tráfego aborda a definição de termos,os parâmetros utilizados na descrição dos fluxos de tráfego, os tipos de cruzamentos e seus semáforos, os sistemas de controle de tráfego mais utilizados e as diversas medidas de desempenho.Para se efetuar a análise dos resultados do FUNNCON, é definida uma metodologia para a avaliação de controladores. Apresenta-se, também, uma investigação sobre simuladores de tráfego existentes, de modo a permitir a escolha do mais adequado para o presente estudo. A definição do modelo do FUNNCON compreende uma descrição geral dos diversos módulos que o compõem. Em seguida, cada um destes módulos é estudado separadamente: o uso de redes neurais para a predição de tráfego futuro; a elaboração de um banco de cenários ótimos através de um otimizador; e a criação de regras fuzzy a partir deste banco.No estudo de caso, o FUNNCON é implementado com dados reais fornecidos pela CET-Rio em um cruzamento do Rio de Janeiro e comparado com o controlador existente.É constatado que redes neurais são capazes de fornecer bons resultados na predição do tráfego futuro. Também pode ser observado que as regras fuzzy criadas a partir do banco de cenários ótimos proporcionam um controle efetivo do tráfego no cruzamento estudado. Uma comparação entre o desempenho do FUNNCON e o do sistema atualmente em operação é amplamente favorável ao primeiro.

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