INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: RECOMENDAÇÕES GLOBAIS PARA REPARAÇÃO DE VIOLAÇÕES DE TRATAMENTO DE EXCEÇÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EIJI ADACHI MEDEIROS BARBOSA

Colaborador(es):  ALESSANDRO FABRICIO GARCIA - Orientador
Número do Conteúdo: 26804
Catalogação:  07/07/2016 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26804@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26804@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26804

Resumo:
Tratamento de exceções e o modo mais comum de lidar com erros no desenvolvimento de software robusto. Tratamento de exceções refere-se ao processo de sinalizar exceções quando erros em tempo de execução são detectados e de tomar ações para responder à ocorrência destas exceções. Apesar de objetivarem a melhoria da robustez de software, sistemas de software ainda são implementados sem se basear em uma política explícita para tratamento de exceções. Cada política define as decisões de projeto que governam como tratamento de exceções deve ser implementado num sistema. Tais políticas não são comumente documentadas e são apenas implicitamente definidas no projeto do sistema. Desta forma, desenvolvedores tendem a introduzir no código fonte violações das políticas implícitas e tais violações comumente causam falhas em sistemas de software. Neste contexto, o objetivo desta tese é apoiar desenvolvedores na detecção e reparação de violações de tratamento de exceções. Para atingir este objetivo, duas soluções complementares foram propostas. A primeira solução é baseada numa linguagem específica de domínio que apoia a detecção de violações ao definir explicitamente políticas de tratamento de exceções que devem ser obedecidas no código fonte. A linguagem proposta foi avaliada num estudo centrado no usuário e num estudo de caso. Com as observações e as experiências coletadas no estudo centrado no usuário, nós identificamos algumas características da linguagem que dificultavam o seu uso e que motivaram novos construtos. Além disso, os resultados do estudo de caso mostraram que violações e falhas costumam ter causas comuns. Portanto, violações de tratamento de exceção podem ser usadas para detectar causas de faltas relacionadas à exceções. Para complementar a detecção de violações, este trabalho também propôs uma solução para apoiar o reparo de violações de tratamento de exceções. Reparar estas violações requer raciocinar sobre o impacto global que mudanças em tratamento de exceções pode ter em diferentes partes do sistema. Desta forma, este trabalho propôs uma estratégia heurística de recomendação que leva em conta o contexto global onde violações ocorrem a fim de produzir recomendações. Cada recomendação produzida consiste em uma sequência de modificações que servem como um plano detalhado de como uma violação de tratamento de exceções pode ser removida do código fonte. A estratégia de recomendação proposta também se beneficia de especificações explícitas de políticas, embora sua disponibilidade não seja obrigatória. Os resultados das nossas avaliações empíricas revelaram que a estratégia de recomendação proposta produziu recomendações capazes de reparar violações em aproximadamente 70 por cento dos casos. Quando especificações de políticas estão disponíveis, a estratégia produziu recomendações capazes de reparar violações em 97 por cento dos casos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui