INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: APLICABILIDADE DE ENZIMAS PARA MELHORAMENTO DE SOLOS EM PAVIMENTAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOSE ADRIANO CARDOSO MALKO

Colaborador(es):  MICHELE DAL TOE CASAGRANDE - Orientador
BEN-HUR DE ALBUQUERQUE E SILVA - Coorientador
Número do Conteúdo: 26590
Catalogação:  14/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26590@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26590@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26590

Resumo:
Nos últimos anos no Brasil houve uma grande oferta de aditivos patenteados (enzimas) ao mercado rodoviário, como solução de estabilização de solos. Porém, muitas vezes são rejeitados pelo fato de não haver embasamento teórico para comprovar tais utilizações e também pelos próprios pesquisadores não vislumbrarem oportunidades de pesquisas. De qualquer forma, esses produtos estão sendo comercializados e, em muitos casos, municípios e estados desperdiçam recursos ao optar por uma solução ainda não muito estudada. Na presente pesquisa, estudou-se a utilização de enzimas com aplicação em diferentes solos buscando seu melhoramento. Para isso, foi utilizado um simulador de tráfego portátil (Load Wheel Test - LWT), utilizado para avaliar o efeito da compactação e as características de deformação de camadas de revestimentos asfálticos. Para tal, foi utilizado um conjunto de diversos acessórios para moldagem de corpos de prova no formato de 380x50x10mm, podendo ser facilmente adaptados ao equipamento. Foram investigadas variáveis com três diferentes tipos de solos lateriticos, três diferentes tipos de enzimas, solo no estado puro e tratado com três variações de dosagem na aplicação das enzimas e quatro tempos de cura dos corpos de prova. Esses corpos de prova foram moldados e ensaiados a fim de obter uma série de resultados experimentais, seguiu-se um rigoroso cuidado na produção para garantir a igualdade e, posteriormente, poder comparar resultados do solo tratado com enzimas com o solo sem qualquer tipo de tratamento. Concluiu-se que os solos melhorados com enzimas mostraram-se eficazes para aplicação em pavimentos, sendo seu comportamento diferenciado pelo tipo de solo, tipo de enzima e teor de aplicação das mesmas, em alguns resultados apresentando melhorias acima de 500 por cento quando comparado ao solo no estado puro.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui