XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SISTEMA RESPIRATÓRIO E FALTA DE AR Autor: MÔNICA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26496
Catalogação: 31/05/2016 Liberação: 02/06/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26496&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26496
Resumo:
Título: SISTEMA RESPIRATÓRIO E FALTA DE AR Autor: MÔNICA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 26496
Catalogação: 31/05/2016 Liberação: 02/06/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26496&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26496
Resumo:
A metodologia de aprendizagem ativa transforma ensino-aprendizagem em motivar o aprendiz a pensar, refletir, procurar soluções diante dos problemas ao contrário da metodologia tradicional em que o tutor (professor) prepara o conteúdo não havendo participação do aprendiz.
Ao ingressar na Universidade, o aprendiz passa a ter conhecimento das competências (estudiosa, comunicadora, ética, gestora, colaboradora e cuidadora) que são uma sucessão progressiva de etapas nos quais o aprendiz desenvolve seus conhecimentos, habilidades e atitudes, até que se torne expert.
O módulo do Sistema Respiratório será desenvolvido no Ciclo 1 que representa os 2 primeiros anos de graduação, no qual, o aprendiz obterá conhecimento das matérias básicas sobre embriologia, fisiologia, fisiopatologia, bioquímica, histologia e anatomia; terá o seu primeiro contato com o paciente, desenvolvendo a habilidade de comunicação; visitará comunidades para entrevistas sobre o tema tabagismo; treinamento prático entre aprendizes para terem contato inicial com o diagnóstico dos principais problemas respiratórios.
No Ciclo 2, representando o terceiro e quarto ano da graduação, o tema abordado será falta de ar (dispneia). Será desenvolvida a metodologia de aprendizagem ativa, permitindo a discussão das doenças abordadas em gênero e idade, desenvolvendo raciocínio clínico através da semiologia a fim de elaborar hipóteses diagnósticas, sendo capazes de indicar exames complementares para realizar o desfecho.
Ao longo de todo o curso, serão estimulados trabalhos em equipe com atividades dinâmicas feitas em pequenos grupos. Os aprendizes terão contato com a tecnologia moderna utilizada para facilitar a prática da medicina e a pesquisa, assim como saber como fazer e mostrar que sabe como fazer através de treinamento prático de habilidades e atitudes, preparando-os para o exercício técnico e intelectual de sua futura profissão.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |