$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: CAPACIDADE PREDITIVA DE MODELOS DE INSOLVÊNCIA EM EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO
Autor: PAULO CHUT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26180
Catalogação:  26/04/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26180@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26180

Resumo:
O trabalho aqui apresentado é um estudo sobre modelos desenvolvidos para previsão de insolvência das empresas, objetivando-se avaliar a viabilidade da utilização de métodos quantitativos para fins de análise de demonstrações contábeis. Por meio da aplicação dos modelos (Altman, Elizabestky, Matias e Kanitz) á uma amostra de empresas brasileiras de capital aberto, pôde-se avaliar se esses têm a capacidade de discriminar dentre as empresas abordadas quais entrariam com pedido de recuperação judicial, bem como qual dos modelos estudados apresentou maior grau de assertividade. Esses modelos utilizam como ferramenta estatística a Analise Discriminante. Essa é uma técnica de analise multivariada que busca classificar os dados em dois grupos específicos. Neste trabalho, foram definidos como grupo de empresas solventes e grupo de empresas insolventes. A partir dos resultados obtidos nos diferentes testes elaborados, verificou-se ser possível, através das demonstrações contábeis das empresas e da utilização dos modelos, a previsão da tendência insolvência com considerável eficiência. Apesar da constatação de que existem limitações ao uso desses modelos, a sua utilização pode mitigar e reduzir riscos inerentes as decisões de investimento ou concessão de credito às empresas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui