XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: COMUNICAÇÃO E PROMOÇÕES: A EFICÁCIA SIMBÓLICA NO CONSUMO CONTEMPORÂNEO Autor: ADRIANA NOGUEIRA XAVIER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26128
Catalogação: 14/04/2016 Liberação: 18/04/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26128&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26128&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26128
Resumo:
Título: COMUNICAÇÃO E PROMOÇÕES: A EFICÁCIA SIMBÓLICA NO CONSUMO CONTEMPORÂNEO Autor: ADRIANA NOGUEIRA XAVIER
Nº do Conteudo: 26128
Catalogação: 14/04/2016 Liberação: 18/04/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26128&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26128&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26128
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão acerca do consumo de
bens em promoções de vendas, estratégia comercial muito utilizada no varejo,
para estimular compras com promessas de vantagens e benefícios aos
consumidores. A promoção é observada aqui como um fato social, culturalmente
constituído, como um fenômeno generalizado e social. Estamos, pois, diante de
uma maneira coletiva de ação, de pensamentos, de crenças e de sentimentos que
apresentam como propriedade marcante algo que move e torna os indivíduos
propensos a comprar. A partir da análise de narrativas midiáticas e dos discursos
de um grupo estudado – mulheres das camadas médias do Rio de Janeiro –,
informantes de uma pesquisa qualitativa, observam-se as motivações simbólicas
que se fundem às motivações práticas e que levam ao consumo em ações
promocionais. A razão simbólica é identificada aqui operando também em
sistemas cujas características centrais seriam a razão e o utilitarismo prático.
Nesse ponto, captamos o caráter mágico das promoções e a sua eficácia simbólica
no campo do consumo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |