XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SOBRE A RELAÇÃO DA RETÓRICA ARISTOTÉLICA COM A EDUCAÇÃO Autor: JORGE QUINTAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EDGAR DE BRITO LYRA NETTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26060
Catalogação: 30/03/2016 Liberação: 31/03/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26060&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26060&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26060
Resumo:
Título: SOBRE A RELAÇÃO DA RETÓRICA ARISTOTÉLICA COM A EDUCAÇÃO Autor: JORGE QUINTAS
Nº do Conteudo: 26060
Catalogação: 30/03/2016 Liberação: 31/03/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26060&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26060&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26060
Resumo:
O presente trabalho analisa o nascimento da arte retórica entre os gregos, com particular atenção à Retórica de Aristóteles. Tal análise tem um duplo objetivo: examinar os conceitos, reformulando os ensinamentos que o filósofo grego apresenta nessa obra e, em segundo lugar, demonstrar a importância dessas reflexões aristotélicas para a Educação. Embora o filósofo não esteja comprometido com uma finalidade didática, suas contribuições na Retórica podem ter considerável importância para esse campo. O trabalho está estruturado em quatro partes principais. O primeiro capítulo contém uma introdução geral ao problema; o segundo recupera a história da retórica na Grécia Antiga, com o objetivo de mostrar convergências e divergências entre Aristóteles os outros filósofos e sofistas; o terceiro inclui um exame seletivo da Retórica de Aristóteles;
por fim, o quarto capítulo se lança em um esforço de aproximação dos conceitos aristotélicos a temas centrais do campo da educação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |