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Coleção Digital

Avançada


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Título: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR OPORTUNISTA
Autor: LARISSA SEIXAS DE MARTINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCUS WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26048
Catalogação:  28/03/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26048@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26048@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26048

Resumo:
O objetivo geral do trabalho é entender o comportamento dos consumidores que fazem reclamações falsas. Após um processo de compra, um consumidor pode ficar insatisfeito e uma possível consequência é a reclamação. Se essa reclamação for por um motivo verdadeiro, o consumidor está em seu direito de reclamar. Porém, a reclamação pode ter outro motivo, e o consumidor ser um oportunista em busca de algum benefício. Entender o que ele busca foi a questão central da pesquisa. Foram realizadas duas pesquisas exploratórias com consumidores e funcionários do Procon e do site Reclame.Aqui. As principais razões identificadas que levam um consumidor a fazer uma reclamação falsa foram: um cenário ser propício a reclamação; a empresa ser de grande porte ou ter uma imagem renomada no mercado; a cultura do brasileiro de ser malandro; o primeiro contato com a empresa ser ruim; ter perda financeira do consumidor; descaso das empresas com os consumidores; a reclamação falsa já ser considerado uma atividade normal; mentir ser considerado válido, já que verificar se a reclamação é verdadeira é um trabalho da empresa; e a má comunicação e promoção da empresa gera artifícios para reclamação.

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