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Coleção Digital
Título: A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DO PROFESSOR EM GREVE: UMA ANÁLISE CRÍTICA E SISTÊMICO-FUNCIONAL DO DISCURSO AVALIATIVO DE REPORTAGENS JORNALÍSTICAS Autor: CAMILA GOMES PINTO SOBRINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25593
Catalogação: 18/12/2015 Liberação: 22/12/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25593&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25593&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25593
Resumo:
Título: A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DO PROFESSOR EM GREVE: UMA ANÁLISE CRÍTICA E SISTÊMICO-FUNCIONAL DO DISCURSO AVALIATIVO DE REPORTAGENS JORNALÍSTICAS Autor: CAMILA GOMES PINTO SOBRINHO
Nº do Conteudo: 25593
Catalogação: 18/12/2015 Liberação: 22/12/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25593&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25593&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25593
Resumo:
Com o objetivo de investigar a construção das identidades do professor em greve no discurso avaliativo de reportagens jornalísticas, a presente pesquisa analisa reportagens online, veiculadas durante dois períodos de greve dos professores da rede pública do Rio de Janeiro – de agosto a outubro de 2013 e de maio a junho de 2014 – pelos jornais O Globo e O Dia. A investigação busca discutir as seguintes questões: 1) que identidades do professor em greve são construídas pelo discurso avaliativo de reportagens jornalísticas?; 2) de que modo os recursos linguísticos avaliativos produzem discursos que constroem essas identidades?; e 3) que significados ideológicos são gerados no discurso das reportagens analisadas, sugerindo relações de poder e dominação que envolvem o professor em greve? Para fundamentar a análise, o estudo, com foco interdisciplinar, apoia-se na perspectiva teleológica sobre gêneros discursivos (Martin, 1992; Vian Jr. e Lima Lopes, 2005); na abordagem sociossemiótica de linguagem da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), especialmente nos recursos do Sistema de Avaliatividade (Martin e White, 2005; Vian Jr., 2010); na Análise Crítica do Discurso (Chouliaraki e Fairclough, 1999) e nas teorias socioconstrucionistas de identidade propostas por Moita Lopes (2003), Hall (2005), Bauman (2005) e Duszak (2002). Resultados sugerem a construção de múltiplas identidades do professor em greve, em sua maioria negativas, tais como: agressivo, tumultuador, baderneiro, intransigente, irresponsável e, de forma positiva, como corajoso. Dentre as contribuições teóricas da pesquisa, destaca-se a rica interface entre abordagens sociais e críticas de linguagem que não compreendem o fenômeno linguístico de outro modo a não ser cultural e sóciohistoricamente situado. No que tange a minha prática docente – e à dos professores da rede pública de ensino que reconhecem a greve como direito legítimo –, o estudo proporcionou a reflexão acerca de como temos
discursivamente construídas nossas identidades no e pelo discurso da mídia jornalística.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |