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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE ESCUTA: UMA APROXIMAÇÃO À AUDIÊNCIA INFANTIL DE RÁDIO Autor: ADRIANA GOMES RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25579
Catalogação: 16/12/2015 Liberação: 21/12/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25579&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25579&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25579
Resumo:
Título: A CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE ESCUTA: UMA APROXIMAÇÃO À AUDIÊNCIA INFANTIL DE RÁDIO Autor: ADRIANA GOMES RIBEIRO
Nº do Conteudo: 25579
Catalogação: 16/12/2015 Liberação: 21/12/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25579&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25579&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25579
Resumo:
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de recepção da mídia rádio, empreendida com 46 crianças com idades entre 6 e 11 anos, com a finalidade de perceber a presença e relevância (ou não) dessa mídia em seu cotidiano. Nossa intenção, mais do que mapear os conteúdos ouvidos por elas, era compreender, a partir dos relatos das entrevistas, qual a importância e lugar dessa escuta para as crianças entrevistadas, e pensar as possibilidades de aprendizagem a partir da escuta. As entrevistas foram feitas com a utilização de um roteiro de questões, que procurava dar conta de itens pontuais sobre o uso das mídias no cotidiano dos sujeitos pesquisados, assim como avaliar o quanto o conteúdo das emissões radiofônicas é relevante para formação de gosto; o quanto dialoga com conteúdos aprendidos de outras fontes/instituições (pares, escola, família, igreja, outras mídias); o quanto e de que forma a escuta está presente em espaços cotidianos; o quanto e de que forma a escuta está presente em espaços educacionais.As perguntas e os filtros analíticos utilizados por esta pesquisa, estão baseados em autores que estudaram a recepção da mídia a partir da cultura e dos cotidianos, como Martin-Barbero (2009); Silverstone (2002) e Hartmann (2009) – que abordam a questão da mídia nas sociedades contemporâneas a partir de conceitos como casa, domesticação, mediatização, mediação e textura da experiência. Também procurei dialogar com autores que pensaram as especificidades da escuta e a educação pela escuta, como Schafer (1991, 2001) e Schaeffer (1966), e autores que articulam o conceito de território sonoro –que aqui aproximei às ideias sobre a constituição da textura da experiência –tomado a princípio em Obici (2008) que o elabora a partir de Deleuze e Guattari (2005).
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |