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Coleção Digital
Título: TRINDADE E APOFATISMO NO PENSAMENTO DE GREGÓRIO DE NISSA Autor: MARIA FREIRE DA SILVA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 25504
Catalogação: 24/11/2015 Liberação: 24/11/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25504&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25504&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.25504
Resumo:
Título: TRINDADE E APOFATISMO NO PENSAMENTO DE GREGÓRIO DE NISSA Autor: MARIA FREIRE DA SILVA
Nº do Conteudo: 25504
Catalogação: 24/11/2015 Liberação: 24/11/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25504&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25504&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.25504
Resumo:
O objetivo desse artigo Trindade e apofatismo em Gregório de Nissa é estudar, pondo em relevo o uso da linguagem apofática na compreensão de Deus como Revelatus e Absconditus em perspectiva trinitária. Ainda objetiva verificar quais as contribuições dessa linguagem para a linguagem trinitária no pensamento teológico atual. A influência desse teólogo e seu pensamento constituem a autêntica evolução do pensar teológico, permitindo a afirmação da Trindade Pessoal no Concílio de Constantinopla I (381) e mantendo fidelidade ao princípio de unidade confessado no Concílio de Nicéia I (325). Trata-se do desenvolvimento da doutrina cristã na qual a questão da divindade do Logos, a segunda pessoa do dogma trinitário, se apresenta prioritariamente.
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