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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EU NÃO TÔ SÓ PARTICIPANDO. TÔ USUFRUINDO TAMBÉM: PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR Autor: CLARISSA XAVIER EWALD
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25488
Catalogação: 19/11/2015 Liberação: 09/12/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25488&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25488&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25488
Resumo:
Título: EU NÃO TÔ SÓ PARTICIPANDO. TÔ USUFRUINDO TAMBÉM: PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR Autor: CLARISSA XAVIER EWALD
Nº do Conteudo: 25488
Catalogação: 19/11/2015 Liberação: 09/12/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25488&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25488&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25488
Resumo:
Este estudo busca entender a (re)construção identitária de uma professora de inglês, que, como parte de seu processo de formação continuada, foi incentivada a tornar-se pesquisadora reflexiva e exploratória. O contexto escolhido foi um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Inglesa em que a professora e eu trabalhamos colaborativamente para entender o processo de tornar-se pesquisadora assim como o nosso envolvimento nele. Os dados principais do estudo foram gerados ao nos engajarmos em entrevistas de pesquisa adaptadas para estabelecer um foco exploratório para nossas questões. O caráter híbrido da Prática Exploratória contribuiu para que a geração dos dados também suscitasse entendimentos acerca de questões de interesse das duas praticantes do estudo. Servindo-se de construtos da Sociolinguística Interacional, a análise voltou-se para a (re)criação da trajetória de pesquisa da professora, bem como para a (re)construção de sua identidade exploratória. O foco da análise recaiu sobre a coconstrução de explicações e de uma crônica, em forma de histórias apoiadas em sistemas de coerência. Na articulação da trajetória reflexiva de suas histórias, a professora buscou construir-se como membro iniciante da Comunidade de Prática Exploratória. O olhar analítico foi lançado não apenas à construção discursiva da professora-pesquisadora, mas também à minha, especialmente em relação ao meu desenvolvimento como membro mais sênior dessa comunidade de prática. Acredito que o paradigma de pesquisa do praticante, balizado pelos princípios ético-inclusivos da Prática Exploratória, possibilitou o envolvimento de ambas praticantes exploratórias no trabalho para entender o processo reflexivo de tornar-se pesquisador.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |