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Título: A ANÁLISE DA RELAÇÃO DOS PROGRAMAS DE RECOMPRA DE AÇÕES, COMPORTAMENTO DOS INSIDERS E GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL
Autor: BERNARDO PRÔA BRESSANE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE LUIZ CARVALHAL DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25453
Catalogação:  11/11/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25453@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25453@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25453

Resumo:
Nas últimas décadas, os programas de recompra de ações têm se tornado cada vez mais populares entre as empresas abertas ao redor do mundo. Além de constituírem uma forma de remuneração aos acionistas, as recompras de ações geram uma série de efeitos secundários e impactos distintos sobre as companhias, o que dificulta a identificação de um fator único para sua execução e para a existência das anomalias de mercado. Ao mesmo tempo que se observa uma evolução gradual dos estudos sobre recompra de ações nos mercados desenvolvidos, como no caso dos Estados Unidos, observa-se um gap de conhecimento sobre tais eventos no Brasil. O presente estudo tem por objetivo analisar as anomalias observadas nos preços das ações após os anúncios de recompra sob um ângulo diferenciado dos estudos já desenvolvidos com referência ao tema na literatura nacional. A partir de uma conceituação internacional, identifica-se que cada vez mais os insiders têm um papel importante na execução e nos retornos dos programas de recompra. Utilizando pela primeira vez uma base de dados recente e mais precisa sobre os programas de recompra de ações anunciados e realizados no país nos últimos anos, este estudo identifica características únicas do mercado brasileiro, como por exemplo o alto nível de recompras anunciadas e não executadas. Esta visível discrepância entre os anúncios e as execuções resulta na identificação de um efeito reputacional, através do qual empresas que possuem histórico de execução apresentam retornos anormais ao redor das datas de anúncio dos programas de recompra. Além deste efeito reputacional, também são obtidas evidências positivas do papel da governança corporativa e da existência de uma relação significativa entre a execução das recompras e as negociações de ações realizadas pelos insiders.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES  PDF
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