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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ES Autor: FABRICIO BROSEGHINI BARCELOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2528
Catalogação: 15/04/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2528
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ES Autor: FABRICIO BROSEGHINI BARCELOS
Nº do Conteudo: 2528
Catalogação: 15/04/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2528
Resumo:
A presente dissertação está dividida em duas partes. Na
primeira parte, o objetivo da dissertação é avaliar a atual
localização de postos de serviços ou facilities, tal como
maternidade, escolas e postos de saúde. A avaliação é feita
no aspecto da distribuição espacial com uso do software
Arcview-GIS (Geographic Information System) e no aspecto da
capacidade ofertada, identificando regiões onde há excesso
ou escassez de vagas. Na segunda parte apresenta-se uma
experiência prática resultante do uso das técnicas de
Pesquisa Operacional. Propõe-se duas novas localizações: a
primeira através do Algoritmo de Pizzolato e a segunda
obtida pela Relaxação Lagrangeana/Surrogate para modelos
capacitados proposta por Lorena e Senne (2001). O estudo
foi aplicado na localização de escolas públicas do ensino
fundamental na cidade de Vitória/ES, com cerca de 300.000
habitantes. São adotadas as seguintes hipóteses: que todas
as crianças em idade escolar (7-14 anos), assim como aquelas
fora dessa faixa, e que também demandam pelo sistema, devem
estar em uma escola; que as escolas devem ter capacidade
para absorvê-las; e que não há diferenças entre as escolas,
possuindo todas o mesmo padrão de qualidade e, por isso, o
critério de opção dos alunos é pela escola mais próxima de
suas residências. Os dados requeridos incluem: mapas,
setores censitários e posições da escola digitalizados;
dados populacionais do censo e descrição da escola,
especialmente sua capacidade.
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NA ÍNTEGRA | |
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