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Título: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR COM RELAÇÃO ÀS RECLAMAÇÕES FRAUDULENTAS EM RESTAURANTES
Autor: ALINE ICHASO RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCUS WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25214
Catalogação:  16/09/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25214@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25214@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25214

Resumo:
O presente trabalho procurou alavancar uma discussão significativa com relação as reclamações fraudulentas em restaurantes. Isto porque nem todo o produto ou serviço ofertado no mercado consumidor pelas empresas refletem a real expectativa neles depositadas, ou por este ou aquele produto realmente não traduzirem a necessidade do mercado consumidor ou porquê não é bom. É nesse sentido que a reflexão sobre as reclamações fraudulentas ganham espaço na arena de debate, na medida em que, escorados na legislação eminentemente protetiva e no fato de o cliente ter sempre razão, os consumidores apropriam-se do que pensam ser seus direitos e emitem manifestações nem sempre verdadeiras, mas oportunistas, sabendo, intuitivamente, que há um respaldo para beneficiarem-se com tal conduta. Assim, o que se pretendeu revelar, aqui, foi a importância de se saber quando a reclamação do consumidor é real, tem fundamento, ou, por outro lado, quando é despropositada, apenas visando beneficiar-se, através de processos judiciais buscando indenizações por danos morais, ou de cortesias ofertadas pelas empresas.

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