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Avançada


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Título: DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS EM ESCALA CONTROLADOS POR RADIOFREQUÊNCIA, AQUISIÇÃO DE DADOS E VISUALIZAÇÃO DO MOVIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPE DA COSTA PIMENTEL
LUIZ FELIPE HELT SANTOS

Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 24831
Catalogação:  29/06/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24831@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24831@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24831

Resumo:
Neste projeto, foi desenvolvido um sistema capaz de controlar um veículo em escala através de uma transmissão por radiofrequência. Um microcontrolador realizava a leitura dinâmica do sistema de comando do usuário e as envia para um outro microcontrolador que atuava no veículo em escala. Para isso, foram utilizados microcontroladores do tipo Arduino MEGA que apresentavam vantagens comparativas em relação aos microcontroladores comuns. Esses microcontroladores possuem mais opções de portas de transmissão seriais, apresentam uma taxa elevada de processamentos e a possibilidade de extensão de portas. Além disso, haveria a armazenagem de alguns dados relevantes do veículo, um microcontrolador dedicado faria o papel de um sistema de aquisição de dados trabalhando em conjunto com sensores e um módulo para gravação. Para isso, foi utilizado um microcontrolador Arduino do tipo UNO para ler os dados provenientes de um sensor e os escrever em uma memória externa, já que não havia a mesma necessidade de altas taxas de fluxos de dados optou-se por tal microcontrolador. Testes dinâmicos foram realizados visando um melhor conhecimento do comportamento dinâmico do veículo em escala. Tais testes também são importantes pelo fato de ajudaram na modelagem do sistema físico, na estimação de parâmetros e na validação do modelo. O objetivo desse projeto é o controle do veículo por radiofrequência visando o desenvolvimento de veículos autônomos.

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