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Título: ANÁLISE SOBRE A GOVERNANÇA NO SETOR DE FRANQUIAS: UM ESTUDO DE CASO DE O BOTICÁRIO
Autor: LUCAS PEREIRA CABO
VINICIUS GOMES TOLEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24573
Catalogação:  12/05/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24573@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24573

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo realizar uma comparação entre o caso real de franquia da marca O Boticário e o modelo téorico que o define. Foi abordada a Teoria do Custo de Transação (TCT), inicialmente escrita por Ronald Coase e mais tarde desenvolvida por Oliver Williamson. Este descreveu que a estrutura de governança de uma firma pode ser exercida através de três tipos: mercado, híbrida e hierárquica, cujas diferenças se consistem em tipos de contrato, habilidade de adaptação e instrumentos de controle e incentivo. Com o foco na estrutura de governança híbrida, este trabalho se aprofunda no sistema de franchising. Assim, também estuda seus conceitos, fundamentações e principais diferenças dos tipos de franquias existentes, pautados em estudos acadêmicos sobre o assunto. Após a exposição teórica do estudo, este trabalho utiliza um caso prático da maior empresa de franquias do Brasil, O Boticário. São expostas suas particularidades e confrontadas com o arcabouço teórico levantado anteriormente, para posterior análise de semelhanças e diferenças. Esse estudo foi feito através da metodologia de Estudo de Caso, conforme descrito por Robert Yin, e utilizou-se documentos encontrados na internet, livros publicados e informações fornecidas pela empresa, além de uma entrevista com um executivo do grupo. A marca O Boticário, do Grupo Boticário, foi escolhida devido a excelência na gestão do modelo que a faz ser líder desse importante mercado no Brasil.

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