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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA ABORDAGEM PARA TRANSPARÊNCIA PEDAGÓGICA USANDO APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS Autor: ELIZABETH SUESCUN MONSALVE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JULIO CESAR SAMPAIO DO PRADO LEITE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24505
Catalogação: 29/04/2015 Liberação: 30/04/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24505&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24505&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24505
Resumo:
Título: UMA ABORDAGEM PARA TRANSPARÊNCIA PEDAGÓGICA USANDO APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS Autor: ELIZABETH SUESCUN MONSALVE
Nº do Conteudo: 24505
Catalogação: 29/04/2015 Liberação: 30/04/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24505&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24505&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24505
Resumo:
Esta tese trata de uma visão de transparência ancorada no principio de
informação revelada. A transparência surge como uma importante questão que
tem como objetivo conscientizar o estudante sobre processos e conteúdos
educativos. A proposta desta pesquisa foi estudar transparência pedagógica, no
contexto do uso de aprendizagem baseada em jogos. Transparência na
pedagogia objetiva melhorar a qualidade do ensino e as relações entre
estudante, professor e métodos de ensino. No contexto de jogos para ensino, o
uso de transparência mostra-se através de um experimento, que permite uma
compreensão mais precisa dos resultados obtidos, fornecendo um suporte sobre
o efeito educacional de jogos . As avaliações foram conduzidas com diferentes
grupos de alunos e os resultados indicaram a eficácia desta abordagem, onde i
contribui para a transparência pedagógica.