XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WHAT WE MEAN BY FORM READERS AND CITIZENS?: SPEECHES READING AND CITIZENSHIP DOCUMENTS READING PUBLIC POLICY IN MEXICO Autor: RUBEN PEREZ BUENDIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RALPH INGS BANNELL - ADVISOR
Nº do Conteudo: 24420
Catalogação: 09/04/2015 Idioma(s): SPANISH - MEXICO
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24420
Resumo:
Título: WHAT WE MEAN BY FORM READERS AND CITIZENS?: SPEECHES READING AND CITIZENSHIP DOCUMENTS READING PUBLIC POLICY IN MEXICO Autor: RUBEN PEREZ BUENDIA
Nº do Conteudo: 24420
Catalogação: 09/04/2015 Idioma(s): SPANISH - MEXICO
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24420
Resumo:
The objective of this dissertation is to explore the different conceptions of
reading and citizenship behind public policy discourse in Mexico, particularly in
the National Reading Program for Primary Education (Programa Nacional de
Lectura para la Educación Básica, PNL) in the period between 2002 and 2012.
The methodology used for this research consisted of analysis of official
documents regarding public policy, and a theoretical-philosophical discussion of
the concepts of citizenship and reading. From a Marxist critique of the concept of
citizenship it was possible to understand that schools participate, through
compensatory programs like the PNL, in the formation of citizens who are aligned
towards the principles of a liberal democratic state, while opening loopholes for
human emancipation through the formation of critical and autonomous readers.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |