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Coleção Digital
Título: MODELO DE OTIMIZAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO SUPRIMENTO DE GASOLINA E DIESEL NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL Autor: THIAGO DIAS DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24403
Catalogação: 07/04/2015 Liberação: 20/02/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24403&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24403&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24403
Resumo:
Título: MODELO DE OTIMIZAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO SUPRIMENTO DE GASOLINA E DIESEL NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL Autor: THIAGO DIAS DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 24403
Catalogação: 07/04/2015 Liberação: 20/02/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24403&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24403&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24403
Resumo:
O aumento expressivo no consumo de combustíveis no Brasil trouxe
grandes desafios para a cadeia de suprimento no país. Ao longo dos últimos cinco
anos (2009-2013), o mercado brasileiro de gasolina e diesel cresceu 62,8 porcento e
32,0 porcento, respectivamente. Porém, os investimentos em produção e infraestrutura
não acompanharam este crescimento, tornando estes desafios cada vez maiores.
Na região Nordeste do país, que é suprida majoritariamente por cabotagem, a
infraestrutura para movimentação dos derivados de petróleo está aquém daquela
necessária, trazendo ineficiências à cadeia de suprimentos e aumentando
significativamente os custos envolvidos nas operações. Para avaliação do
suprimento desta região, foi proposto um modelo de programação matemática que
considera todas as restrições que impactam diretamente o suprimento de gasolina
e diesel, identificando inclusive aquelas restrições que são ocasionadas por outros
agentes da cadeia, como por exemplo, insuficiência de tancagem dos clientes,
restrição de calados dos portos e elevadas taxas de ocupação dos portos públicos,
aumentando os custos de sobrestadia. Para complementar a análise, alternativas
para direcionamento de investimento dos distribuidores de forma eficiente,
minimizando os custos da cadeia de suprimento, foram avaliadas. O modelo
também foi utilizado na discussão dos níveis de serviço praticados pela Petrobras
no atendimento da demanda de gasolina e diesel nos polos da região. O trabalho
teve uma abordagem da cadeia de suprimento voltada para o planejamento tático,
se mostrando como uma ferramenta eficiente para suporte à tomada de decisões.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |