$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: CINÉTICA DE CRESCIMENTO DE TRINCAS DE FADIGA EM AÇO SAE 4340: FATIGUE CRACKS GROWTH KINETICS IN SAE 4340 STEEL
Autor: ENIO PARENTE MONTEIRO DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS VENICIUS SOARES PEREIRA - ORIENTADOR
ROBERTA AMORIM DE MAGALHAES MONTEIRO GONCALVES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 24303
Catalogação:  19/03/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24303&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24303

Resumo:
O aço SAE 4340 é um aço estrutural utilizado em larga escala para a fabricação de eixos, bielas, virabrequins e peças com alta solicitação mecânica que necessitam de uma boa relação entre resistência mecânica e resistência à fadiga. Desta forma, é importante que se entenda a cinética de crescimento de trincas de fadiga neste material quando solicitado, para que se evite falha de componentes durante operação. Corpos de prova do tipo compacto C(T) foram usinados no material supracitado em posição LR, para serem submetidos a um carregamento cíclico com R=0,1 com o objetivo de levantar as curvas da/dN x delta K nas três etapas de propagação de trinca (I, II e III), de determinar o limiar de propagação de trincas delta Kth (threshold) e o número de ciclos para a falha do material. Por problemas experimentais, não foi possível a realização dos testes em todos os corpos de prova previstos inicialmente. Portanto, frente aos prazos estabelecidos, apenas três corpos de prova do material SAE 4340 (DIN 34CrNiMo6) foram testados. Foi possível o levantamento da curva de fadiga em um destes corpos de prova, onde o limiar de propagação não pôde ser observado de maneira clara, porém, o comportamento das trincas na região II pôde ser bem observado e condiz com resultados encontrados na bibliografia para o mesmo material. E para outro corpo de prova, foi possível estimar o limiar de propagação de trincas, que assumiu valor semelhante a valores encontrados na bibliografia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui