$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PROGRAMAÇÃO GENÉTICA MACIÇAMENTE PARALELA EM GPUS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CLEOMAR PEREIRA DA SILVA

Colaborador(es):  MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO - Orientador
DOUGLAS MOTA DIAS - Coorientador
CRISTIANA BENTES - Coorientador
Número do Conteúdo: 24129
Catalogação:  25/02/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24129@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24129@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24129

Resumo:
A Programação Genética permite que computadores resolvam problemas automaticamente, sem que eles tenham sido programados para tal. Utilizando a inspiração no princípio da seleção natural de Darwin, uma população de programas, ou indivíduos, é mantida, modificada baseada em variação genética, e avaliada de acordo com uma função de aptidão (fitness). A programação genética tem sido usada com sucesso por uma série de aplicações como projeto automático, reconhecimento de padrões, controle robótico, mineração de dados e análise de imagens. Porém, a avaliação da gigantesca quantidade de indivíduos gerados requer excessiva quantidade de computação, levando a um tempo de execução inviável para problemas grandes. Este trabalho explora o alto poder computacional de unidades de processamento gráfico, ou GPUs, para acelerar a programação genética e permitir a geração automática de programas para grandes problemas. Propomos duas novas metodologias para se explorar a GPU em programação genética: compilação em linguagem intermediária e a criação de indivíduos em código de máquina. Estas metodologias apresentam vantagens em relação às metodologias tradicionais usadas na literatura. A utilização de linguagem intermediária reduz etapas de compilação e trabalha com instruções que estão bem documentadas. A criação de indivíduos em código de máquina não possui nenhuma etapa de compilação, mas requer engenharia reversa das instruções que não estão documentadas neste nível. Nossas metodologias são baseadas em programação genética linear e inspiradas em computação quântica. O uso de computação quântica permite uma convergência rápida, capacidade de busca global e inclusão da história passada dos indivíduos. As metodologias propostas foram comparadas com as metodologias existentes e apresentaram ganhos consideráveis de desempenho. Foi observado um desempenho máximo de até 2,74 trilhões de GPops (operações de programação genética por segundo) para o benchmark Multiplexador de 20 bits e foi possível estender a programação genética para problemas que apresentam bases de dados de até 7 milhões de amostras.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTULO 9  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui