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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO MOVIMENTO OPERÁRIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA NO RIO DE JANEIRO: APROPRIAÇÕES E TRADUÇÕES DO PENSAMENTO DE PIERRE-JOSEPH PROUDHON Autor: LUIZA ANGELICA PASCHOETO GUIMARAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ORIENTADOR
FABIANO DE LEMOS BRITTO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24075
Catalogação: 13/02/2015 Liberação: 13/02/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24075&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24075&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24075
Resumo:
Título: A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO MOVIMENTO OPERÁRIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA NO RIO DE JANEIRO: APROPRIAÇÕES E TRADUÇÕES DO PENSAMENTO DE PIERRE-JOSEPH PROUDHON Autor: LUIZA ANGELICA PASCHOETO GUIMARAES
FABIANO DE LEMOS BRITTO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24075
Catalogação: 13/02/2015 Liberação: 13/02/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24075&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24075&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24075
Resumo:
A tese analisa a educação do trabalhador no Movimento Operário da Primeira República no Rio de Janeiro, propondo-se a explicitar a concepção de educação do trabalhador que se consolidou no contexto da classe operária brasileira sob a influência das ideias socialistas e anarquistas, ressaltando o pensamento de Pierre-Joseph Proudhon. A pesquisa buscou também compreender o modo como se deu a penetração do pensamento educacional libertário no Movimento Operário. Igualmente, pretendeu analisar e descrever as condições históricas concretas – políticas, econômicas e institucionais – em que o pensamento educacional idealizado pela classe operária se constituiu, particularmente após o advento da República (1889) até o início da década de 1920, época próxima à Revolução Russa iniciada em 1917, tendo em vista as transformações políticas dela resultantes para a classe trabalhadora nacional. Para tanto, utilizou como fontes documentais os jornais e revistas publicados a partir da segunda metade do século XX até a década de 1920, principalmente aqueles
publicados no Município do Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos adotados são os da pesquisa historiográfica, no que se refere ao tratamento das fontes e à interpretação dos dados obtidos. Verificou-se que a educação em Proudhon pretende que o indivíduo alcance a autonomia intelectual, moral e profissional, atuando na sociedade em busca de sua liberdade e da liberdade dos
outros. O caráter libertário das ideias desse pensador permite-lhe pensar a escola como o espaço necessário à formação e à realização intelectual, profissional e social dos jovens em um sentido integral, tendo em vista que a educação tem no trabalho um instrumento organizador e emancipador das personalidades individuais, o que favorece sua atuação no contexto da coletividade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |