INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: INFLUÊNCIA DAS REDES RELIGIOSAS NO ACESSO E PERMANÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS COM BONS RESULTADOS ESCOLARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA ELIZABETE NEVES RAMOS

Colaborador(es):  CYNTHIA PAES DE CARVALHO - Orientador
Catalogação:  13/02/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24072@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24072@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24072

Resumo:
Essa pesquisa analisou de que forma a participação em determinada rede religiosa pode se constituir um fator relevante para garantir acesso e permanência em unidades escolares com bons resultados em avaliações externas. Os objetivos eram identificar possíveis influências das redes religiosas nas estratégias familiares de escolha do estabelecimento de ensino, e verificar em que medida práticas familiares que favorecem a escolarização bem sucedida dos filhos estão relacionadas à participação das famílias nestas redes. A análise quantitativa foi realizada com base em dados nacionais de domínio público, fornecidos a cada dois anos em relação ao desempenho escolar das escolas municipais, em particular as de um conjunto bastante diversificado de bairros e escolas das zonas norte e sul da cidade do Rio de Janeiro. A partir de então, foram selecionadas quatro escolas, que oferecem o quinto ano do Ensino Fundamental, em função de seus resultados no IDEB. Um perfil das unidades escolares foi traçado através de entrevistas com gestores e professores no intuito de complementar a investigação quantitativa com uma análise das percepções dos agentes escolares sobre o tema. A partir de entrevistas com os familiares dos alunos e dos dados das fichas de matrícula nas escolas fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, foi possível construir um perfil das famílias cujos filhos são atendidos nessas escolas, investigando as possíveis correlações entre fluxo escolar, práticas familiares e filiação religiosa. A consolidação dos dados sobre as escolas estudadas indicou que a concentração de alunos de uma mesma religião nas unidades com bons resultados em avaliações externas está fortemente associada ao nível socioeconômico e ao tipo de arranjo familiar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui