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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO Autor: RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24050
Catalogação: 10/02/2015 Liberação: 10/02/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24050
Resumo:
Título: A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO Autor: RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES
Nº do Conteudo: 24050
Catalogação: 10/02/2015 Liberação: 10/02/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24050
Resumo:
A capacidade de se desenvolver e aprender com o outro e a natureza inacabada do ser humano são fatores motivadores desta tese. Este trabalho investigativo resgata um desejo de entender e refletir sobre questões relativas à construção reflexiva, ética e afetiva do professor de línguas, através do discurso, a partir da experiência e da interação social. Fundamentada pelos princípios da Prática Exploratória, tais como integrar todos no trabalho, trabalhar para o desenvolvimento mútuo, trabalhar para entender e priorizar a qualidade de vida na sala de aula, e pela teoria sócio-histórica-cultural de Vygotsky, portanto, essa pesquisa busca esses entendimentos sobre questões relativas à formação inicial do professor de línguas. É uma pesquisa qualitativa, dentro do paradigma participativo e colaborativo, realizada com professores em formação inicial que participam de um projeto de Iniciação à Docência, em uma universidade estadual, na cidade do Rio de Janeiro. Construtos da Sociolinguística Interacional, como as noções de enquadre, footing e pistas de contextualização são norteadores da microanálise de dados gerados a partir de gravações dos encontros do grupo em áudio e de relatórios escritos pelos futuros professores. Esses entendimentos apontam para a construção conjunta de saberes e práticas do professor de línguas como parte do desenvolvimento humano, que é construído na interação social com o outro. Os encontros analisados, os relatórios, a sessão reflexiva e pôsteres apresentados pelos alunos-professores mostram a relevância do trabalho reflexivo e cooperativo, mediado pela construção de andaimes emocionais e de conteúdo, para o desenvolvimento mútuo, de alunos-professores e professoras-orientadoras.