INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: REUSO DE ESTRATÉGIAS SENSÍVEIS A DOMÍNIO PARA DETECÇÃO DE ANOMALIAS DE CÓDIGO: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALEXANDRE LEITE SILVA

Colaborador(es):  ALESSANDRO FABRICIO GARCIA - Orientador
ELDER JOSE REIOLI CIRILO - Coorientador
Número do Conteúdo: 23964
Catalogação:  30/01/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23964@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23964@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23964

Resumo:
Para promover a longevidade de sistemas de software, estratégias de detecção são reutilizadas para identificar anomalias relacionadas a problemas de manutenção, tais como classes grandes, métodos longos ou mudanças espalhadas. Uma estratégia de detecção é uma heurística composta por métricas de software e limiares, combinados por operadores lógicos, cujo objetivo é detectar um tipo de anomalia. Estratégias pré-definidas são usualmente aplicadas globalmente no programa na tentativa de revelar onde se encontram os problemas críticos de manutenção. A eficiência de uma estratégia de detecção está relacionada ao seu reuso, dado o conjunto de projetos de uma organização. Caso haja necessidade de definir limiares e métricas para cada projeto, o uso das estratégias consumirá muito tempo e será negligenciado. Estudos recentes sugerem que o reuso das estratégias convencionais de detecção não é usualmente possível se aplicadas de forma universal a programas de diferentes domínios. Dessa forma, conduzimos um estudo exploratório em vários projetos de um domínio comum para avaliar o reuso de estratégias de detecção. Também avaliamos o reuso de estratégias conhecidas, com calibragem inicial de limiares a partir do conhecimento e análise de especialistas do domínio. O estudo revelou que, mesmo que o reuso de estratégias aumente quando definidas e aplicadas para um domínio específico, em alguns casos o reuso é limitado pela variação das características dos elementos identificados por uma estratégia de detecção. No entanto, o estudo também revelou que o reuso pode ser significativamente melhorado quando as estratégias consideram peculiaridades dos interesses recorrentes no domínio ao invés de serem aplicadas no programa como um todo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui