INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: LEMBRETES DESMORALIZANTES: MATTA-CLARK ENTRE ATOS E TRAÇOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FLAVIA SANTOS DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 23926
Catalogação:  26/01/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23926@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23926@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23926

Resumo:
Lembretes desmoralizantes (demoralizing reminders) é uma expressão criada pelo artista para designar grandes áreas habitacionais abandonadas como uma crítica explícita ao discurso arquitetônico e uma denúncia à fragilidade do sistema de produção do espaço capitalista. É também o título deste trabalho que propõe uma leitura dos buildings cuts realizados pelo artista Gordon Matta-Clark (1943-1978) no período compreendido entre 1974-1978, ancorado em seus escritos, cartas, declarações, artcards, entrevistas, fotografias e filmes, desenvolvendo um percurso de leitura que mapeia as constelações de sua pulsão crítica cujo modo de operar baseia-se em uma visão de tempo cíclico, de separação, preparação, consumo e novas semeaduras. A espetacularização produzida pela crítica tratando seus building cuts como produtos, objetos acabados ainda que efêmeros, enquanto uma nova linguagem desenvolvida pelo artista obscureceu a especificidade tratada em cada um deles, as relações com a documentação, com a performance, com o contexto. A tese Lembretes desmoralizantes procura analisa-los à luz do discurso do artista mostrando que há um deslocamento permanente entre ideia, escrita e gesto em um processo de desdobramentos contínuo onde a ação de desfazer promovia uma necessidade permanente de questionar o estado das coisas, nos lembrando da necessidade de colocar tudo em movimento exatamente quando nos sentimos confortáveis.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui