INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: MODELAGEM E GERAÇÃO DE INTERFACES DIRIGIDAS POR REGRAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VAGNER BARBOSA DO NASCIMENTO

Colaborador(es):  DANIEL SCHWABE - Orientador
Número do Conteúdo: 23878
Catalogação:  13/01/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23878@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23878@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23878

Resumo:
Hoje em dia é incontável o volume aplicações desenvolvidas para a World Wide Web. Essas aplicações possuem interfaces com o usuário que devem ser capazes de se adaptar a diversas situações de uso, mudanças de contexto e conteúdo e ainda ser compatíveis com vários navegadores e dispositivos. Além disso, o projeto e a manutenção de interfaces que necessitam de adaptações em função das regras de negócio da aplicação demandam boa parte do esforço exigido durante do ciclo de vida do desenvolvimento de uma aplicação. Para auxiliar no projeto dessas interfaces, algumas UIDL s (User Interfaces Description Languages) foram propostas com o intuito de oferecer um nível de abstração para que o projetista não precise focar a atenção em aspectos mais concretos durante o desenvolvimento de uma interface. Esse trabalho apresenta uma proposta para modelagem e geração de interfaces de aplicações web baseadas em regras de produção. Essas regras definem critérios para as situações de: acionamento de uma interface, seleção dos elementos que participam da composição abstrata e do mapeamento dos widgets concretos que serão utilizados na etapa de renderização. Essa proposta contempla um método para modelagem das interfaces, uma arquitetura de implementação e um ambiente de autoria e execução dos modelos de interface. Também será apresentada uma arquitetura para construção de widgets concretos, uma máquina de interpretação e renderização de interfaces. O objetivo geral da proposta é conseguir projetar interfaces mais sensíveis aos dados e aos contextos de uso, cobrir certas situações de adaptação e gerar interfaces mais flexíveis e reutilizáveis.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui