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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PREVISÃO DE DEMANDA EM EMPRESA DO SETOR DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO Autor: ANA CLARA IUSTEN PROHMANN
LUIZA MENDONCA DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROBERTO CINTRA MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23324
Catalogação: 13/08/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23324&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23324
Resumo:
Título: PREVISÃO DE DEMANDA EM EMPRESA DO SETOR DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO Autor: ANA CLARA IUSTEN PROHMANN
Nº do Conteudo: 23324
Catalogação: 13/08/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23324&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23324
Resumo:
O interesse pelo estudo dos modelos de previsão de demanda de séries temporais surgiu da necessidade de implantar em uma empresa do setor de material de construção uma ferramenta que melhorasse a política de pedidos a fornecedores e consequentemente a gestão de estoque.
Foi adotada uma estratégia de aplicação dos métodos em:
1. famílias de produtos (madeira, telha e esquadria);
2. itens presentes em cada família (maçaranduba, telha branca e porta lisa angelim).
Tais itens e famílias foram escolhidos por possuírem importância considerável no faturamento da empresa.
A partir de dados históricos de vendas, foram aplicados quatro modelos de previsão de demanda: média móvel, suavização exponencial simples, suavização exponencial de séries com tendência (modelo de Holt) e suavização de séries com tendência e com variações de estação (Winter).
A princípio, o modelo de média móvel foi aplicado variando quatro vezes seu parâmetro e os outros três foram aplicados com apenas uma combinação de parâmetros, aqueles sugeridos por S. Chopra e P.Meindl. Em um segundo momento, para porta lisa angelim e telha branca, o modelo de Winter foi aplicado fazendo seus três parâmetros assumirem, cada um, nove valores diferentes.
Para escolher o melhor modelo para cada família e para cada item, foi feita uma análise de erros. As medidas de erros utilizadas para isto foram: erro absoluto médio percentual (EAMP), desvio absoluto médio (DAM), desvio padrão amostral segundo Chopra e P.Meindl (DP1), desvio padrão amostral segundo a Inferência Estatística (DP2), pior razão desvio padrão sobre previsão, uma espécie de coeficiente de variação pessimista (Pior DP/F), mínima razão de viés (MínTS) e máxima razão de viés (MáxTS).
Para selecionar o modelo mais adequado, foi analisado se a MínTS e MáxTS estavam entre menos 6 e mais 6. Em seguida, o modelo com menor EAMP foi selecionado. Em caso de valores de EAMP muito próximos, o critério de desempate foi a menor DP/F.
Mediante essas análises, foi possível sugerir o modelo mais adequado para cada item e cada família, com seus respectivos indicadores de performance.
Por fim, nas conclusões, foram apontadas sugestões de caráter teórico e prático para estudos futuros, bem como para aplicações reais na empresa em pauta.
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