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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FLAMBAGEM LOCAL DE DUTOS SUJEITOS A CARREGAMENTOS COMBINADOS Autor: PATRICIA REIS VITORIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
DEANE DE MESQUITA ROEHL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2329
Catalogação: 25/02/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2329&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2329&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2329
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: FLAMBAGEM LOCAL DE DUTOS SUJEITOS A CARREGAMENTOS COMBINADOS Autor: PATRICIA REIS VITORIA
Nº do Conteudo: 2329
Catalogação: 25/02/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2329&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2329&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2329
Resumo:
Dutos são sistemas eficientes e seguros para o transporte
de óleo e gás. O estudo da capacidade de carga de dutos em
condições de serviço envolvendo o transporte de
produtos agressivos e sujeitos a altas temperaturas e
pressões ganha atualmente maior interesse dada a severidade
das condições de operação e a crescente necessidade de
manutenção e adaptação dos dutos existentes às condições
atuais de serviço. No entanto,a presença de defeitos e
imperfeições em segmentos de dutos pode ocasionar a redução
na resistência do mesmo e eventualmente sua falha.
Este trabalho tem como objetivo a previsão do comportamento
de dutos sujeitos a cargas combinadas, tendo em vista os
carregamentos que podem ocorrer em campo.
São contemplados nestes carregamentos efeitos térmicos,
movimentos geotécnicos,pressão de operação. No caso de
assentamento de solo, o duto pode estar submetido a
efeitos de flexão que resultam em curvaturas excessivas.
Como consequência ocorre a flambagem local do duto e
desenvolvem-se rugas. Nestas condições podem surgir
deformações acima dos valores limites estabelecidos em
normas.Tendo em vista a natureza tri-dimensional do
problema e a investigação do fenômeno de flambagem local,
faz-se necessário o entendimento do comportamento
tridimensional de cascas em condições de grandes
deslocamentos e grandes deformações em regime elasto-
plástico.Neste trabalho desenvolvem-se alguns modelos para
a previsão do comportamento de dutos submetidos a cargas
combinadas. Procura-se reproduzir as condições de ensaio de
laboratório de modo a se desenvolver um modelo de previsão
confiável. Para tal foram tomados como referência alguns
resultados de ensaios disponíveis na literatura. Aspetos de
modelagem de condições de contorno e carregamento são
enfocados. Dado o desenvolvimento de rugas e de grandes
deformações estão presentes também outros aspectos
importantes da modelagem como o aparecimento de regiões de
auto-contato nas rugas.Alguns exemplos numéricos analisados
com o programa comercial de elementos finitos ABAQUS são
apresentados.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRAD.,SUMÁRIO, LISTA DE FIGURAS, DE TABELAS, DE SÍMBOLOS, RESUMO, ABSTRACT, CAPÍTULOS 1 AO 3 |
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CAPÍTULO 4, CAPÍTULO 5 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
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