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Coleção Digital
Título: ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO DE HUBS PARA O SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO BRASILEIRO Autor: GUINA GUADALUPE SOTOMAYOR ALZAMORA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23221
Catalogação: 17/07/2014 Liberação: 17/07/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23221&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23221&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23221
Resumo:
Título: ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO DE HUBS PARA O SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO BRASILEIRO Autor: GUINA GUADALUPE SOTOMAYOR ALZAMORA
Nº do Conteudo: 23221
Catalogação: 17/07/2014 Liberação: 17/07/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23221&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23221&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23221
Resumo:
O problema de localização de hubs visa encontrar pontos de concentração de fluxo numa rede, de modo que a soma das distâncias das ligações compartilhadas entre pontos da rede seja minimizada. Neste trabalho, o problema fundamental de localização de hubs com alocação simples para o sistema de transporte aéreo brasileiro é abordado, através da identificação de hubs regionais e hubs centrais, a fim de minimizar o fluxo na rede via a resolução primeiramente de um modelo integrado. A seguir, é proposto um método heurístico de duas fases em vista de reduzir o tempo de resposta e superar a limitação de memória. Na primeira fase da heurística proposta são identificados hubs regionais via resolução do modelo da p-mediana. Utilizando os resultados da primeira fase na segunda fase, procede-se à identificação de hubs centrais resolvendo-se o modelo q-hub-mediana numa rede de aeroportos menor, porém de mesmo fluxo de passageiros. Experimentos computacionais com as duas estratégias propostas para o problema de localização de hubs são realizados, tendo como instância base o sistema de transporte aéreo brasileiro com 150 aeroportos. Para estratégia via modelo integrado é considerado um total de 24 aeroportos no sistema, com o número de hubs regionais variando de 10 a 19 e o de hubs centrais variando de 2 a 6; para a estratégia via método heurístico é considerado um total de 150 aeroportos no sistema, com o número de hubs regionais variando de 10 a 40 na primeira fase, e o de hubs centrais variando de 2 a 6, na segunda fase. Ainda, recursos gráficos são usados na visualização dos resultados obtidos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |