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Título: INFLUÊNCIA DA MASSA NA EFICIÊNCIA DE UM VEÍCULO
Autor: IGOR SZCZERB
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23140
Catalogação:  17/06/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23140&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23140&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23140

Resumo:
A eficiência de um veículo a combustão interna pode ser calculada através da potência que chega nas rodas do veículo e da potência química liberada pelo combustível. Isso ocorre pois apenas uma parte da potência química consegue chegar efetivamente nas rodas para movimentar o veículo, e essa parte é definida pela sua eficiência global. A eficiência global é composta por várias outras eficiências de cada elemento por onde a potência é transmitida até chegar as rodas, como a eficiência do motor e eficiência da transmissão. O presente trabalho terá como objetivo calcular o consumo de combustível através da potência química do veículo em cada instante. Com isso, serão variados parâmetros intrínsecos do veículo como sua massa, coeficiente de arraste e coeficiente de rolamento do pneu, e calculados os consumos para cada caso. Usando os valores encontrados será feita uma análise de como cada fator influenciou na eficiência global do veículo. Para realizar os cálculos será desenvolvido um modelo que irá simular e calcular de forma rápida o consumo para cada caso. Essa simulação se baseia na teoria da dinâmica de veículos e utilizará os resultados de testes realizados no LEV (Laboratório de Engenharia Veicular) da PUC-Rio para calibrar o modelo. Para realizar as variações necessárias bastará mudar um valor no programa e imediatamente será apresentado o novo consumo, algo extremamente positivo que possibilita obter resultados de forma muito mais rápida do que se fosse fazer um novo teste. A principal característica a ser analisada é a massa do veículo e sua influência na eficiência comparado com as outras características a serem variadas. Para realizar a simulação só é necessário algumas características do veículo que são relativamente fáceis de obter e o ciclo ao qual ele será submetido.

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