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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA ARQUITETURA PARA CONTROLE DE ATRASOS DE TEMPO EM SIMULAÇÕES BASEADAS EM SISTEMAS MULTIAGENTES Autor: PIER GIOVANNI TARANTI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22224
Catalogação: 05/11/2013 Liberação: 05/11/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22224&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22224&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22224
Resumo:
Título: UMA ARQUITETURA PARA CONTROLE DE ATRASOS DE TEMPO EM SIMULAÇÕES BASEADAS EM SISTEMAS MULTIAGENTES Autor: PIER GIOVANNI TARANTI
Nº do Conteudo: 22224
Catalogação: 05/11/2013 Liberação: 05/11/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22224&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22224&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22224
Resumo:
Simulações de Ambientes Virtuais (VES) são um tipo especial de
simulação, normalmente utilizado para implementar jogos ou jogos sérios com
representação em espaço virtual e utilizando a técnicas de avanço do tempo
de simulação para o próximo evento ou dirigida por tempo. Um exemplo
de uso é a aplicação em simulações de apoio a Jogos de Guerra. O uso de
Simulações Baseadas em Sistemas Multiagentes (MABS) para implementar
VES é adequado devido a possibilidade de modelar e implementar o sistema
com ênfase nos atores e seus comportamentos dinâmicos. Contudo, quando os
agentes da simulação passam a controlar o avanço do tempo de simulação de
forma individualizada, surge uma situação semelhante á simulação paralela,
o que implica na necessidade de tratar questões como disputa por recursos
computacionais pelos agentes, atrasos em tempo de execução e a perda de
consistência da própria simulação. A situação torna-se mais complicada em
sistemas desenvolvidos com Java, devido a particularidades desta tecnologia.
Este trabalho apresenta uma abordagem para controlar estes atrasos em tempo
de execução e assim apoiar o desenvolvimento de VES utilizando MABS com
Java.