$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA CÉLULA TRIAXIAL CÍCLICA SERVO CONTROLADA E ESTUDO DA SUSCEPTIBILIDADE À LIQUEFAÇÃO DE UM RESÍDUO DA LAVRA DE MINERAÇÃO DE FERRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SERGIO TIBANA

Colaborador(es):  TACIO MAURO PEREIRA DE CAMPOS - Orientador
GEORGE DE PAULA BERNARDES - Coorientador
Número do Conteúdo: 2212
Catalogação:  10/01/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2212@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2212@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2212

Resumo:
Apresenta-se, neste trabalho, resultados de um extenso estudo experimental de laboratório, cujos objetivos eram: obter informações do comportamento tensão-deformação em condições não drenadas, e verificar a susceptibilidade à liquefação de um resíduo oriundo da lavra do itabirito silicoso da Mina de Fernandinho, que situa-se no Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais ), região com grande concentração de minério de ferro. Para realizar o estudo de susceptibilidade à liquefação do resíduo, foi necessário projetar e construir um equipamento que é constituído de: uma célual triaxial, servo-motores, válvulas para regulagem de pressão, um microcomputador AT486, conversor D/A, um sistema de aquisição de dados da National Instruments e alguns acessórios que foram desenvolvidos para facilitar a execução dos ensaios. Durante a fase de projeto e montagem deste equipamento foi implementado um programa na linguagem de programação C para gerenciar os ensaios. Este equipamento possibilitou a execução dos ensaios triaxiais cíclicos e monotônicos com trajetórias de tensões servo controladas. Na primeira fase deste estudo foram realizados ensaios de caracterização completa, análise mineralógica e de microscopia eletrônica. Após a caracterização física do material, passou-se ao estudo do comportamento tensão- deformação e resistência com a execução de ensaios triaxiais. Nesta fase foram executados ensaios monotônicos e cíclicos em corpos de prova adensados isotropicamente e anisotropicamente. Com as análises dos resultados e entendimento do comportamento tensão deformação deste material em condições de laboratório, concluiu-se que este é susceptível à liquefação devido ao comportamento colapsível e desenvolvimento elevado de poropressões. Finalmente, propõe-se uma nova metodologia experimental para estudar os mecanismos que levam o solo a desenvolver o fenômeno de liquefação, tendo em vista que as metodologias apresentadas na literatura corrente não são adequadas para estudar este fenômeno.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS,RESUMO, ABSTRACT, ÍNDICE, L. DE FIGURAS,L. DE TABELAS,L. DE FOTOS, L. DE SÍMB.  PDF  
CAPÍTULOS 1, 2 E 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 4 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 5 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
CAPÍTULOS 8, 9, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
APÊNDICES A, B, C, D  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui