$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES JUNTO À FAMÍLIA
Autor: MARCELA DUARTE SA AMARAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GUILHERME GUTMAN CORREA DE ARAÚJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21864
Catalogação:  13/08/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21864@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21864

Resumo:
O Transtorno de Personalidade Borderline será abordado inicialmente através do seu traçado histórico, sendo hoje considerado um transtorno paradigmático dos modos de adoecimento da contemporaneidade. A partir disso, será focalizada, tendo Winnicott como a principal referência teórica, a importância da família no desenvolvimento emocional do indivíduo para que este se torne um adulto sadio, capaz de ter um lugar na sociedade sem precisar abrir mão em demasia de seus impulsos espontâneos, ou seja, a base de sua criatividade e auto-expressão. O borderline e seus familiares também serão observados na prática clínica e em um grupo de apoio para familiares, de modo que a criação dos filhos, o relacionamento entre os membros e a dinâmica familiar, assim como o envolvimento e a disposição da família no tratamento do paciente estarão em questão. Principalmente por meio do relato de uma mãe de uma paciente diagnosticada como borderline e de uma ex-paciente, que se dispuseram a falar sobre como lidam com o transtorno e como isto é encarado em suas respectivas famílias. Os desafios em relação a uma compreensão real do transtorno, livre de preconceitos e estigmas, e de um tratamento verdadeiramente eficaz também são analisadas e refletidas ao longo deste trabalho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui