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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DOIS PAVILHÕES EM EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS DO SÉCULO XX: IDEIAS DE UMA ARQUITETURA BRASILEIRA Autor: MARCIA FURRIEL RAMOS GALVEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21750
Catalogação: 12/07/2013 Liberação: 12/07/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21750@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21750@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21750
Resumo:
Título: DOIS PAVILHÕES EM EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS DO SÉCULO XX: IDEIAS DE UMA ARQUITETURA BRASILEIRA Autor: MARCIA FURRIEL RAMOS GALVEZ
Nº do Conteudo: 21750
Catalogação: 12/07/2013 Liberação: 12/07/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21750@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21750@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21750
Resumo:
Dentro de determinado evento histórico, as Exposições Internacionais, foram selecionados para estudo dois projetos de pavilhão brasileiro, para a Exposição da Filadélfia em 1926 e a Exposição de Nova Iorque, em 1939, ambas nos Estados Unidos, de autoria do arquiteto Lucio Costa. Da análise do contexto cultural, da conformação do concurso público e por fim da composição do projeto, pretende-se conectar o tema da representação nacional - específica do programa de pavilhão - ao estudo do desenvolvimento do discurso da arquitetura brasileira em dois momentos distintos de sua história no século XX: o período neocolonial e o moderno. Sendo projetos de um mesmo arquiteto, que consolidou-se como um dos maiores representantes da profissão no Brasil, o estudo é feito de maneira a compreender a formação tanto de sua prática projetual, contemplando a apropriação das formas tradicionais de um passado colonial, como também do seu discurso teórico, discutindo arte e técnica no pensamento contemporâneo.