XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LAS CONTRIBUCIONES DE LA EDUCACIÓN A LA FORMACIÓN DE LA MENTALIDAD DEMOCRÁTICA: UN SINUOSO CAMINO, SOBRE EL QUE TODAVÍA TRANSITAN RESABIOS DE AUTORITARISMO Autor: ROBERTO GERARDO BIANCHETTI
BEATRIZ BERTA VEGA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 21604
Catalogação: 04/06/2013 Idioma(s): SPANISH - ARGENTINA
Tipo: TEXT Subtipo: PAPER
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21604@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21604@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21604@4
Resumo:
Título: LAS CONTRIBUCIONES DE LA EDUCACIÓN A LA FORMACIÓN DE LA MENTALIDAD DEMOCRÁTICA: UN SINUOSO CAMINO, SOBRE EL QUE TODAVÍA TRANSITAN RESABIOS DE AUTORITARISMO Autor: ROBERTO GERARDO BIANCHETTI
Nº do Conteudo: 21604
Catalogação: 04/06/2013 Idioma(s): SPANISH - ARGENTINA
Tipo: TEXT Subtipo: PAPER
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21604@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21604@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21604@4
Resumo:
Cómo puede contribuir la educación a la formación de una mentalidad
democrática? Cuáles son las condiciones actuales de nuestra democracia y
qué importancia adquieren las prácticas educativas en su consolidación? Estos
son algunos de los interrogantes que guían el trabajo y que es el resultado del
interés por contribuir a promover las prácticas democráticas en las instituciones
educativas. Las experiencias históricas de nuestras sociedades y las políticas
neoliberales aplicadas en los 90, han dejado en evidencia que los
comportamientos democráticos se encuentran debilitados y que se hace
necesario fortalecerlos para evitar nuevas crisis políticas, que terminan
perjudicando a las mayorías sociales. Los adolescentes que egresan del nivel
medio del sistema, son convocados a ejercer la ciudadanía de forma casi
inmediata, sin embargo en la mayoría de las instituciones educativas del nivel,
el compromiso político no es valorado, como tampoco se crean ámbitos de
participación que permitan a los estudiantes encontrar sentido a la participación
y el ejercicio democrático. Las mentalidades democráticas no son una consecuencia de factores genéticos hereditarios, sino de propuestas
intencionadas orientadas a ese objetivo. Si se pretende llegar a él será
necesario comenzar a desandar ese camino por sinuoso que se presente.
Descrição | Arquivo |
EN SU TOTALIDAD |