$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ANÁLISE EXPERIMENTAL DE VIGAS ARMADAS DE CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO COM DIFERENTES TIPOS DE FIBRAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ADRIANO DA SILVA MACIEL

Colaborador(es):  KHOSROW GHAVAMI - Orientador
NORMANDO PERAZZO BARBOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 2131
Catalogação:  21/11/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2131@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2131@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2131

Resumo:
O futuro aponta para um crescente emprego do concreto de alto desempenho e da incorporação de fibras no concreto. O concreto de alto desempenho por suas maiores resistência e durabilidade e as fibras por conseguirem dar ductilidade e tenacidade aquele produto extremamente frágil. Recentemente foi publicada no Brasil a proposta de revisão da NBR6118, chamada de nova NB1. Nela novas relações constitutivas para o concreto estão indicadas, assim como foram modificados processos de dimensionamento. Neste trabalho foi feita a experimentação de três séries de vigas de concreto de alto desempenho nas quais foram incorporadas três tipos de fibras: aço, polipropileno e sisal. Nas peças da primeira série, a ruptura foi atingida por cisalhamento. Já as vigas das segunda e terceira séries foram concebidas de sorte a se atingir o estado limite último por flexão. Apresentam-se algumas considerações sobre o desempenho das vigas e a performance das fibras. Utiliza-se a formulação da nova NB1 para prever o comportamento das peças estruturais. Faz-se uma análise a respeito do esforço cortante resistente de cálculo e do momento fletor resistente de cálculo utilizando-se também expressões das normas Norueguesa, Canadense e Neo Zelandeza. Os resultados mostram que as fibras interferem pouco nos esforços resistentes nos estados limites últimos. As fibras de aço apresentaram ligeira e benéfica influência no esforço cortante resistente de cálculo. Também indicam que a formulação da nova NB1 pode em muitos casos ser adequada mesmo para concretos de resistência característica superiores a 50MPa, com e sem fibras. Em outros casos, como no dimensionamento ao esforço cortante, pode ser contra a segurança. As fibras de sisal promovem um esmagamento mais brando do concreto, apresentando um potencial que merece ser melhor investigado e explorado.

Descrição Arquivo
CAPA,DEDIC.,EPÍGRAFE,AGRAD.,RES.,ABSTRACT,SUMÁRIO,LISTA DE FIG.,DE TAB.,DE SÍMB. E ABREV.,CAPS.1AO 3  PDF  
CAPÍTULOS 4, 5 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui