INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: EVASÃO ESTUDANTIL NOS CURSOS DE MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UMA SILENCIOSA PROBLEMÁTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CLAUDIA MACEDO

Colaborador(es):  ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador
Número do Conteúdo: 20730
Catalogação:  23/11/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20730@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20730@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20730

Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo conhecer os fatores que ocasionam a evasão escolar no ensino superior, com enfoque específico sobre os Cursos de Licenciaturas em Matemática, Química e Física da Universidade Federal Fluminense no ano de 2009. A UFF caracteriza evasão estudantil em 09(nove) categorias. Este estudo propõe pesquisar a categoria evasão por abandono de curso. Para contextualizar a pesquisa foi realizado um resgate da história do Ensino Superior no Brasil e da Assistência Estudantil no Ensino Superior, foram realizadas ainda algumas reflexões a respeito do papel social da universidade e sobre as questões que permeiam o problema da evasão escolar no ensino superior. No desenvolvimento do trabalho utilizaram-se dados quantitativos e qualitativos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas baseada em um roteiro previamente definido com 12 (doze) exestudantes, distribuídos do seguinte modo: 06 (seis) Matemática, 03 (três) Química e 03 (três) Física. Nas últimas décadas houve um aumento significativo de vagas para o ensino superior o que possibilitou maior acesso aos estudantes às universidades públicas e privadas, no entanto, houve também um aumento do número de estudantes que não conseguiu por diversos motivos concluir os seus cursos. Com base nesta situação, esta pesquisa buscou identificar quais os fatores determinantes que levaram os estudantes entrevistados a abandonarem os seus cursos. Em nosso trabalho também foi elaborado o perfil do estudante evadido considerando suas características socioeconômicas e educacionais atuais. Ainda neste trabalho foi identificado o grau de participação dos estudantes evadidos nos programas de bolsas acadêmicas ou da assistência estudantil visando à permanência dos mesmos na universidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui