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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EVASÃO ESTUDANTIL NOS CURSOS DE MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UMA SILENCIOSA PROBLEMÁTICA Autor: CLAUDIA MACEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREIA CLAPP SALVADOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20730
Catalogação: 23/11/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20730@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20730@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20730
Resumo:
Título: EVASÃO ESTUDANTIL NOS CURSOS DE MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UMA SILENCIOSA PROBLEMÁTICA Autor: CLAUDIA MACEDO
Nº do Conteudo: 20730
Catalogação: 23/11/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20730@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20730@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20730
Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo conhecer os fatores que
ocasionam a evasão escolar no ensino superior, com enfoque específico sobre os
Cursos de Licenciaturas em Matemática, Química e Física da Universidade
Federal Fluminense no ano de 2009. A UFF caracteriza evasão estudantil em
09(nove) categorias. Este estudo propõe pesquisar a categoria evasão por
abandono de curso. Para contextualizar a pesquisa foi realizado um resgate da
história do Ensino Superior no Brasil e da Assistência Estudantil no Ensino
Superior, foram realizadas ainda algumas reflexões a respeito do papel social da
universidade e sobre as questões que permeiam o problema da evasão escolar no
ensino superior. No desenvolvimento do trabalho utilizaram-se dados
quantitativos e qualitativos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas
semi-estruturadas baseada em um roteiro previamente definido com 12 (doze) exestudantes,
distribuídos do seguinte modo: 06 (seis) Matemática, 03 (três)
Química e 03 (três) Física. Nas últimas décadas houve um aumento significativo
de vagas para o ensino superior o que possibilitou maior acesso aos estudantes às
universidades públicas e privadas, no entanto, houve também um aumento do
número de estudantes que não conseguiu por diversos motivos concluir os seus
cursos. Com base nesta situação, esta pesquisa buscou identificar quais os fatores
determinantes que levaram os estudantes entrevistados a abandonarem os seus
cursos. Em nosso trabalho também foi elaborado o perfil do estudante evadido
considerando suas características socioeconômicas e educacionais atuais. Ainda
neste trabalho foi identificado o grau de participação dos estudantes evadidos nos
programas de bolsas acadêmicas ou da assistência estudantil visando à
permanência dos mesmos na universidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |